Empresas de embalagens flexíveis
Sem uma embalagem, diversos produtos terão o seu tempo de vida útil mais curto, além de ficarem expostos a adversidades do ambiente externo, o que pode causar danos para o material e para a saúde humana, em caso de alimentos.
A indústria plástica está em constante crescimento. Em 2017, o setor plástico atingiu a marca de 2,5%, algo que não se via desde o ano de 2013, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse crescimento se deve, em grande parte, a empresas de embalagens flexíveis, que confeccionam materiais de qualidade e que levam a segurança necessária para embalar produtos de todos os tipos de segmento.
O cenário das empresas de embalagens flexíveis
As empresas de embalagens flexíveis estão crescendo em compasso com a economia global.
Por contemplarem todos os setores industriais existentes, os produtos feitos por empresas de embalagens flexíveis devem produzir materiais de qualidade e, de preferência, sustentáveis, utilizando matérias-primas resistentes, que são:
- PEBDL: o Polietileno Linear de Baixa Densidade é muito resistente e reciclável;
- PEAD: o Polietileno de Alta Densidade também é bastante reciclável. Este material está presente em sacolas de supermercado e frascos de xampu, por exemplo;
- PEBD: o Polietileno de Baixa Densidade é aquele encontrado em embalagens de alimentos e sacos de lixo;
- PP: o Polipropileno é muito visto na construção civil e usado para fazer filmes para embalagens.
Para que as empresas de embalagens flexíveis consigam fabricar os seus produtos, é necessário passar pelo processo de flexografia, no qual a borracha (denominada clichê) recebe uma camada de tinta, transferindo a marca e o nome da empresa e as informações de utilização de produto na embalagem flexível.
Tipos de embalagens flexíveis
As embalagens flexíveis podem ser classificadas conforme o seu formato. Normalmente, este material se adequa ao formato dos produtos em seu interior.
As empresas de embalagens flexíveis precisam estudar o mercado para compreender quais os tipos de envoltórios fazer. Os mais comuns são:
- Embalagem flexível transparente;
- Embalagem flexível perolada;
- Embalagem flexível metalizada;
- Embalagem flexível fosca;
- Embalagem flexível microperfurada;
- Embalagem flexível laminada.
Um detalhe importante que as empresas de embalagens flexíveis devem considerar é investir no design arrojado para atrair cada vez mais clientes para a marca e, assim, contribuir para o crescimento da indústria plástica.