Empresas embalagens flexíveis
As empresas embalagens flexíveis devem sempre se preocupar com a qualidade de seus produtos, uma vez que os mesmos serão usados para proteger e estender o prazo de vida útil de um outro item.
Além disso, as fabricantes de embalagens flexíveis precisam focar na criação dos seus envoltórios, investindo tempo e dinheiro para deixar o material mais atraente para o consumidor.
Sabendo que o primeiro contato do cliente final com o produto é a embalagem, as empresas embalagens flexíveis devem escolher a cor certa, colocar o nome e a marca do negócio e as informações do produto acondicionado, o prazo de validade, informações sobre o fabricante, entre outros detalhes.
O que são embalagens flexíveis?
As empresas embalagens flexíveis precisam mostrar para o consumidor final o que são os produtos fabricados por elas.
Segundo a Associação Brasileiro de Embalagens, as embalagens flexíveis podem ser fabricadas em diversos formatos de acordo com a forma do produto embalado.
Nesse sentido, empresas embalagens flexíveis devem focar no incremento de atributos que são essenciais a esses tipos de envoltórios, como:
- Atoxicidade;
- Leveza;
- Selagem;
- Resistência ao impacto, umidade e rasgo.
Quais os tipos de materiais as empresas embalagens flexíveis podem utilizar?
As empresas embalagens flexíveis podem utilizar uma variedade de materiais para a fabricação dos seus recipientes. Os principais são:
- Polietileno de Baixa Densidade (PEBD);
- Polietileno de Alta Densidade (PEAD);
- Polietileno de Baixa Densidade Linear (PEBDL);
- Polipropileno (PP).
Com esses materiais, é possível fazer muitos produtos considerados embalagens flexíveis, como sacolas, sacos, envelopes, bobinas, entre outros.
Quando feitas de forma correta, as embalagens flexíveis podem trazer muitos benefícios para o fabricante, como:
- Custo menor na produção: por serem feitas sob medida e de acordo com a demanda do produto que vai para o seu interior, as empresas embalagens flexíveis devem colocar o material em etapas mais diretas que outros tipos de embalagens, o que reduz a compra de equipamentos, despesas com energia etc.;
- Sustentabilidade: ainda devido ao preparo sob medida e de acordo com a demanda, as empresas embalagens flexíveis acabam economizando na utilização de recursos naturais, como água e luz, por exemplo, além de diminuir o desperdício.
Outro ponto importantes a ser ressaltado é a resistência. Normalmente, empresas embalagens flexíveis fabricam produtos muito resistentes e oferecem proteção do produto embalado contra a luz, umidade, entre outras adversidades do ambiente externo.