Como funciona a fabricação de embalagens plásticas

A embalagem é um recipiente ou envoltura que armazena produtos temporariamente, individualmente ou agrupando unidades, tendo como principal função protegê-los e estender o seu tempo de vida (shelf life), otimizando sua distribuição, identificação e consumo.

A embalagem tornou-se um instrumento crucial para atender à sociedade em processos envolvidos em sua alimentação, saúde, conveniência, disponibilizando produtos com segurança e informação para o bem estar dos consumidores. Possibilitando, assim, a acessibilidade segura à produtos frágeis, perecíveis, de alto ou baixo valor agregado.

Processo de fabricação de embalagens plásticas

O processo de fabricação de embalagens plásticas flexíveis é iniciado pela adição da matéria-prima principal que é o polietileno.
Esse polietileno em estado inicial granulado é derretido em altas temperaturas que, posteriormente, conta com o auxílio de um jato de ar para formar o filme plástico com abertura interna. Neste processo chamado de extrusão, pode-se adicionar pigmento à matéria-prima tornando-a colorida conforme demanda.
Além da construção do filme plástico, é nesse processo que são definidas a espessura do filme e sua largura.
Antes do término do processo de extrusão, o filme plástico pode passar por um tratamento (Tratamento Corona*) para em seguida ir para a impressão e, então, esse filme é enrolado em bobinas.
Com o filme plástico em uma bobina inicialmente tratada, o mesmo recebe a impressão desejada com tintas especiais para tal finalidade. Esse processo é chamado de impressão. Ao término dessa etapa da fabricação de embalagens plásticas, o filme plástico é novamente enrolado em uma bobina para o início do próximo passo.
Com o filme plástico enrolado na bobina, seja ele impresso ou liso, o mesmo entra para o último passo da fabricação de embalagens plásticas que é o corte e solda, quando o filme é cortado no comprimento desejado e ao mesmo tempo soldado.
Pronto, o polietileno inicial passa por algumas etapas resultando em embalagens flexíveis como:
  • Sacolas de supermercado;
  • Sacolas plásticas com fecho zip;
  • Sacolas plásticas com cordão;
  • Sacolas plásticas com alça de fita;
  • Embalagens plásticas para diversos setores como farmacêutico e alimentício.

Por que a fabricação de embalagens plásticas é tão importante

A fabricação de embalagens plásticas possibilita o desenvolvimento de novos produtos usando tecnologias cada vez mais inovadoras e sustentáveis para o mercado.

Isso porque a fabricação de embalagens plásticas com matéria-prima reciclável é uma ação cada vez mais valorizada.

Além disso, frente ao ambiente comercial competitivo, a fabricação de embalagens plásticas tornou-se um elemento estratégico para a competitividade dos negócios no que diz respeito à eficácia de envase, distribuição e venda.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende fabricação de embalagens plásticas:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende fabricação de embalagens plásticas: