Como funciona a indústria de embalagens flexíveis
O plástico é uma matéria-prima flexível e versátil, que pode ser usado na fabricação de diversos tipos de embalagens nos mais diversos formatos:
- bobinas;
- sacos;
- envelopes;
- caixas;
- sacolas;
- e outros.
É essa versatilidade que faz com que a indústria de embalagens flexíveis seja a sétima maior atividade econômica do Brasil.
Esse setor da indústria é muito rentável e não é exclusiva de grandes corporações.
Pelo contrário, dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) demostram que, dos 12 mil empreendimentos que atuam no ramo, 94% são considerados micro e pequenos negócios.
A matéria-prima da indústria de embalagens flexíveis
Embalagens flexíveis possuem os mais diversos meios de utilização. Isso porque a matéria-prima consegue ser produzida com diferentes propriedades que alteram sua densidade, resistência e flexibilidade. Quem decide a usabilidade desse material é a indústria de embalagens flexíveis.
Além disso, o plástico é derivado do petróleo, mas também pode ser obtido de forma reciclável ou a partir de combinações biodegradáveis. Isso pode ser feito diretamente pela indústria de embalagens flexíveis que produz o produto ou pode adquiri-lo através de centros de reciclagem.
O plástico utilizado pela indústria de embalagens flexíveis pode ser encontrado em componentes como:
Polipropileno (PP);
Polietileno de baixa densidade (PEBD);
Polietileno de alta densidade (PEAD);
Polietileno linear de baixa densidade (PEBDL);
Poliestireno (PS);
Polipropileno Bi-orientado (BOPP);
Poliéster (PET);
Policloreto de Vinila (PVC).
A indústria de embalagens flexíveis também trabalha com produtos laminados que podem ser combinados com outros aditivos para modificar algumas propriedades do material.
As vantagens da indústria de embalagens flexíveis
A flexibilidade da matéria-prima permite que a indústria de embalagens flexíveis tenha um catálogo muito variado de produtos para os mais diversos segmentos. Como um mesmo tipo de plástico pode se tornar diferentes recipientes, a empresa pode maximizar seu portfólio aumentando seu público e sua rede de distribuidores.
Além disso, a indústria de embalagens flexíveis trabalha com um material de baixíssimo custo e alta qualidade.
O custo-benefício de produzir, comercializar e adquirir um produto embalado em plástico flexível é muito baixo. Isso faz com que o trabalho dessa indústria seja tão rentável.